Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat promove Primeiro Curso Internacional de Etnobiologia
Unemat promove Primeiro Curso Internacional de Etnobiologia
26/04/2007 17:17:23
por Coordenadoria de Comunicação Social
Professor Puri, organizadora do evento e tradutora no curso Internacional de Etnobiologia
Professor Puri, organizadora do evento e tradutora no curso Internacional de Etnobiologia

Durante esta semana o conceituado antropólogo Dr. Rajindra Puri, professor da Universidade de Kent em Canterbury, na Inglaterra, está em Cáceres para ministrar o 1º Curso Internacional de Métodos e Técnicas na Pesquisa em Etnobiologia. Promovido pela Unemat, atende a todas as atividades de pós-graduação ligadas ao Centro de Estudos de Liminologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe), em Cáceres.

Ao todo são 15 vagas, ocupadas por um público composto de acadêmicos do curso de mestrado em Ciências Ambientais da Unemat, de Ecologia e Conservação da Biodiversidade da UFMT, doutorandos em Ecologia e Recursos Naturais. O curso é possibilitado por cooperação científica entre Unemat e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), além dos pesquisadores do programa Rede de Pesca e Pecuária, do Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP).

São de 32 a 45 horas de atividades. Os acadêmicos conhecem um pouco mais sobre métodos quantitativos para pesquisa em campo e software específico para análise e cruzamento de dados. Metodologia que adotarão nas teses e projetos que estão desenvolvendo na qualificação. O professor Puri afirma que neste contato com as comunidades “é importante compreender como as pessoas daquele local atribuem valores para diferentes elementos da cultura e como o pesquisador vai traduzir essas categorias”.

Hoje (26.04), a programação prevê espaço para que os acadêmicos apresentem e discutam seus projetos de pesquisa e orientação com o Dr. Puri. “A intenção é faze-los pensarem nos projetos. Dar as ferramentas para que possam desenvolver seus trabalhos”, explicou.

O curso foi elaborado de maneira dinâmica, com atividades e recursos que possibilitam aos pesquisadores a vivência da situação de quem é “pesquisado” e entrevistado. A interação foi facilitada por uma tradutora, professora de Arquitetura da Unemat em Barra do Brugres, Yara da Silva Nogueira, que acompanhou de perto todo o trabalho.

Interação Brasil/Europa:

Além da orientação acadêmica, o curso é também um esforço de amadurecimento da interação entre instituições de pesquisa na Europa e no Brasil. “A primeira experiência nesse sentido foi em 2004, quando um acadêmico da Inglaterra ficou 6 meses em Cáceres. Tive a oportunidade de atuar como co-orientadora”, conta a professora Carolina Joana da Silva, organizadora do evento e atual Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat. Posteriormente, a professora e mais dois acadêmicos foram àquele país para realizar curso. “Essa aproximação é importante, pois vemos de perto o que está se fazendo em locais que são referências em pesquisa”.

Pela primeira vez no Brasil, o professor Dr. Rajindra Puri veio a Cáceres a convite da professora Carolina Joana. Em entrevista, ele confessou que não sabia nada sobre esta parte do país. Só conhecia as famosas belezas da Bahia, Amazônia, alguns estudos culturais sobre povos indígenas e, claro, o carnaval. Afirmou que se surpreendeu com a grande diversidade de pessoas que encontrou aqui. “A diferença lingüística não foi obstáculo, não impediu a nossa comunicação. Esta experiência está dando certo”, concluiu.

Danielle Tavares, Coordecom/Unemat, com auxílio de Yara da Silva Nogueira, tradutora.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24684 | Impressões: 140314
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada